Capitulo 4 - Casamento e netos nascendo

Em 23 de maio de 1953 aconteceu o primeiro casamento dos filhos de José Firmino. Com apenas dezessete anos, três meses e dose dias de idade estava casando a Brasilina, a primeira filha de José Firmino. 
Ela se casou com João Alves Cândido. Ele é filho de Gustavo Alves de Queiris e Avelina Cândida de Jesus. 
Foi uma grande festa. Muitos convidados.


A rotina na fazenda continuava tudo correndo muito bem. Os filhos estudando no colégio interno,  os outros continuavam sendo alfabetizado na mesma escola antiga. Todo final de ano, em novembro, era o mês de buscar os filhos e em fevereiro levar novamente para o colégio, foi no período de 1953 a 1956.


Em 19 de maio de 1955 tiveram mais alegrias nesta família. Nasceu mais um filho de José Firmino. Foi a Sebastiana de Oliveira, sendo o terceiro filho de José Firmino com Leopoldina.


E em 08 de abril de 1956 nasceu a primeira neta de José Firmino, Geni Maria Alves, sendo também a primeira filha do casal Brasilina e João Alves.


Em 24 de novembro de 1956 foi a formatura dos filhos João, Jair e José Lourenço e os sobrinhos Aldo e Madalena. Eles concluíram o quarto ano do primário.

As alegrias estavam reinando nesta família. Na fazenda tudo indo muito bem, tendo aumentado a pastagem e também as criações. Em 1958 foi um ano com dois importantes acontecimentos.


Em 27 de fevereiro de 1958 nasceu Sebastião José de Oliveira, quarto filho do casamento de José Firmino e Leopoldina.


Em 2 de setembro de 1958  nasce Genisilvo Alves de Oliveira, sendo o segundo neto de José Firmino e também o  segundo filho do casal Brasilina e João Alves.


Em 1960 tiveram dois outro grandes acontecimentos.

Em 23 de junho de 1960 nasceu Genivaldo Alves de Oliveira, sendo o terceiro neto e também o terceiro e ultimo filho do casal Brasilina e João Alves.

Em 7 de dezembro de 1960, nasce o quinto e ultimo filho do casal José Firmino e Leopoldina, Firmino José de Oliveira.

Em 6 de maio de 1961 foi o segundo casamento na família, sendo do quarto filho de José Firmino.  
Casa-se Maria Conceição de Oliveira Rocha com  Édisom Alves Rocha. Ela passou a se chamar Maria Conceição de Oliveira Rocha .
No dia do seu casamento foi uma grande festa, e muito bonita. O noivo morava na fazenda Poções, no município de Jaupaci, em Goiás.
Quando a caravana da família do noivo chegou à casa da noiva, foi comemorado com muitos fogos e outras quantidades de tiros de revolveres para o alto.
Esta caravana do noivo tinha saído da fazenda Poções. Eles foram com uma tropa de montaria muito boa. Mesmo sendo uma boa tropa, mas pela distancia e a falta de uma estrada direta gastaram aproximadamente dez horas de viagem para chegar até a fazenda Córrego Seco, no município de Iporá, onde a noiva morava.


Em 14 de fevereiro de 1962 nasce o quarto neto de José Firmino. É Edinamar Oliveira Rocha sendo o primeiro filho do casal Maria Conceição e Édissom Alves Rocha.


  Em 14 de julho de 1962 aconteceu o terceiro casamento na família, sendo do segundo filho de José Firmino. João José de Oliveira casa com Adjanila Tereza de Oliveira "Nenzinha". Ela filha de Inácio Pereira da Silva e Laurentina Tereza de Jesus.  Inácio Pereira era primo da mãe  de João José. Foi o primeiro de três casamentos que aconteceu na família de José Firmino e Inácio Pereira. 

  Em 22 de maio de 1963 aconteceu o quarto casamento na família, sendo do quinto filho de José Firmino. Casa-se Laura Maria da Silva com Silvio Pereira da Silva, que tinha o apelido de Toca. Silvio Pereira também era filho de Inácio Pereira, e ele era irmão de Adjanila. 
  Toca nasceu em 27 de fevereiro de 1938, filho de Inácio Pereira da Silva e Laurentina Tereza de Jesus. O Inácio Pereira era primo da Divina Conceição, a mãe da noiva. Foi o segundo casamento de três que aconteceu entre primos e filhos de José Firmino e Inácio Pereira.

  Em 19 de julho de 1963 nasce o quinto neto. É Edma Oliveira Rocha Souza, sendo o segundo filho do casal, Maria Conceição e Édisom Alves Rocha.

  Em 02 de agosto de 1963 nasceu o sexto neto. Foi Jovair João de Oliveira sendo primeiro filho do casal João José e Adjanila Tereza de Oliveira.


  Em 21 de setembro de 1963  aconteceu o quinto casamento na família, sendo o terceiro filho de José Firmino. Jair José de Oliveira casou-se com Maura Tereza de Oliveira "Nega". Maura nasceu em 03 de julho de 1946. Nega também era filha de Inácio Pereira e Laurentina Tereza de Jesus. Completando assim o terceiro casamento entre primos e entre essas duas famílias de José Firmino e Inácio Pereira


Em 26 de outubro de 1963, José Lourenço, filho mais velho de Leopoldina, do primeiro casamento, com apenas vinte e três anos de idade, estando a vacinar o gado da família, na fazenda de José Firmino, laçava o gado quando de repente cai no chão. Todos irmãos vão para socorrer e percebe que ele já tinha sido levado para o Oriente Eterno. A causa foi um infarto repentino. O que surpreendeu a todos, pois ele não tinha nenhum problema anterior.

   Em 25 de março de 1964 nasce o sétimo neto. É Elmiton Pereira da Silva sendo o primeiro filho do casal Laura e Silvio Pereira.

Em 3 de março de 1965 nasce o oitavo neto. É Sildesson Pereira da Silva sendo o segundo filho de Laura e Silvio Pereira.

Em 24 de abril de 1965 aconteceu o sexto casamento na família, sendo também o sexto e ultimo filho de José Firmino e Divina a se casar. Ilda Maria de Oliveira  com Davi Nogueira Vargas. Ilda Maria de Oliveira pegando o sobrenome do marido, passa a se chamar Ilda de Oliveira Vargas. Davi  nasceu em 29 de dezembro de 1942. Ele é filho de Sebastião Domingues Vargas, Sebastião Banheiro e dona Cornélia Nogueira Vargas. 


Em 13 de agosto de 1965 nasce o nono neto, Adevanir Divina de Oliveira, e sendo o segundo filho do casal João José e Dejanila Tereza.


Em 21 de agosto de 1965 nasce o décimo neto na família. É Edimilson Oliveira Rocha, sendo o terceiro e ultimo filho do casal Maria Conceição e Édisom Alves Rocha.


Em 24 de dezembro de 1965 nasce o décimo primeiro neto na família. É o Adailton José de Oliveira sendo o primeiro filho do casal Jair e Maura Tereza.


Em 29 de janeiro de 1966 nasce o décimo segundo neto na família. Maristela de Oliveira Vargas sendo o primeiro filho do casal Ilda e Davi.



Em 30 de agosto de 1966 nasce o décimo terceiro neto na família, é Adnair Tereza de Oliveira sendo o terceiro filho do casal João José e Adejanila Tereza.


Em 3 de outubro de 1967 nasce o décimo quarto neto na família é Jovenir João de Oliveira, sendo o quarto e ultimo filho do casal João José e Adejanila Tereza.


Em 30 de outubro de 1967 nasce o décimo quinto neto na família. É Vandomilton José de Oliveira, sendo o segundo filho do casal Jair e Maura Tereza. 


Em 16 de fevereiro de 1969 nasce o décimo sexto neto. É a Marcilene Divina de Jesus, sendo o terceiro filho do casal Jair e Maura.


Em 10 de setembro de 1969 nasce o décimo sétimo neto. É a Simone de Oliveira Vargas, sendo segundo filho do casal Ilda e Davi.


Em 22 de junho de 1970 nasce o décimo oitavo neto. É a Lucilene Divina de Jesus, sendo o quarto e ultimo filho do casal Jair e Maura.


Em 11 de setembro de 1971 nasce o décimo nono neto. É Geovane de Oliveira Vargas, sendo o terceiro e ultimo filho do casal Ilda e Davi. 

Em 28 de dezembro de 1971 Brasilina perdeu seu marido, João Alves Cândido. Ele faleceu com 35 anos.


Em 16 de junho de 1972 nasce o vigésimo neto. É a Silvani Maria da Silva, sendo o terceiro e ultimo filho do casal Laura e Silvio Pereira. 

Em 17 de maio de 1972, faleceu Davi Nogueira Vargas com apenas 30 anos, deixando Ilda com três filhos, todos pequenos.

Em 6 de janeiro de 1973 aconteceu o sétimo casamento na família, sendo da terceira filha do primeiro casamento de Leopoldina. Ana Lourenço "Nitinha" com Aguinaldo Alves Rabelo. Aguinaldo nasceu em 29 de agosto de 1947. Agnaldo é filho do casal Sebastião Rabelo e Dalvina. Eles vieram da cidade mineira Cascalho Rico. 

Em 9 de fevereiro de 1973 aconteceu o oitavo casamento na família, sendo do décimo filho de José Firmino. Antônio José de Oliveira com Vilmaci Caitano de Oliveira. Vilmaci é filha de Adão Caetano e Iolanda, moradores do municipio de Jaupaci, Goiás. 

Em 25 de maio de 1974  nasce o vigésimo primeiro neto. É a Márcia Caitano de Oliveira, sendo a primeira e única filha do casal Antonio José e Vilmaci Caitano.


Em 25 de novembro de 1974 nasce o vigésimo segundo neto.  É Luciano Lourenço Rabelo, sendo o filho do casal Ana e Aguinaldo.


Em 8 de fevereiro de 1975 aconteceu o nono casamento na família, sendo do segundo filho do primeiro casamento de Leopoldina. Lourdes Maria Ribeiro casa Walter Moreira dos Santos, nascido em 14 de julho de 1946. O Walter é filho de Alvino Moreira dos Santos e Josefa Moreira dos Santos. Este casal vindo da Bahia, são dois dos vários fundadores de Iporá. 

Em 07 de agosto de 1975, destinado por Deus, como Divina, sua sogra, Silvio Pereira, foi acometido de malária. E por está foi levado para o oriente eterno. 

Em 14 de dezembro de 1975 nasce o vigésimo terceiro neto. É a Rosangela Ribeiro dos Santos sendo a primeira filha do casal Lourdes e Walter.


  Em 7 de setembro de 1976 nasce o vigésimo quarto neto. É Juliana Maria Lourenço Rabelo sendo a segunda filha do casal Ana "Nitinha" e Aguinaldo.


 Em 12 de setembro de 1977 nasce o vigésimo quinto neto. É Rogério Ribeiro dos Santos sendo o segundo e ultimo filho do casal Lourdes e Walter.

 
 Em 24 de setembro de 1977 aconteceu o décimo casamento na família, sendo do décimo primeiro filho de José Firmino. Casa-se Divino José de Olivera e Neusa Maria da Silva Oliveira. Neusa nasceu em 29 de novembro de 1956. Neuza é filha do casal Manoel José da Silva "Lico" e Maria Narcisa da Silva "Mariquinha". Eles primos de José Firmino e também descendentes de José Manoel da Silva. 



Em 28 de outubro de 1978 nasceu o vigésimo sexto neto. É a Flaviana Lourenço Rabelo, sendo o terceiro e ultimo filho do casal Ana e Aguinaldo.


Em 25 de novembro de 1979 nasce o vigésimo sétimo neto. É o Breno Silva Oliveira, sendo o primeiro filho do casal Divino José e Neusa Maria. 

No dia 1° de dezembro de 1979 casa-se o décimo segundo filho da família, sendo o décimo primeiro casamento dos filhos de José Firmino com Leopoldina. Casa-se Sebastiana de Oliveira e Miguel Apolinário Coelho.
Miguel é filho de Pedro José Coelho e Lazara Marcelina, vindo da cidade de Moiporá, Goiás.

Em 28 de fevereiro de 1981 nasce o vigésimo oitavo neto. É o Vinício Apolinário Oliveira Coelho, sendo o primeiro filho do casal Sebastiana e Miguel Apolinário.

Em 23 de abril de 1982 nasce o vigésimo nono neto. É a Beatriz Silva Oliveira, sendo a segunda e ultima filha do casal Divino José e Neuza Maria.


Em 19 de janeiro de 1983 nasce o trigésimo neto. Tiago Apolinário Oliveira segundo filho do casal Sebastiana e Miguel Apolinário


Em 21 de outubro de 1984 nasce o trigésimo primeiro neto. É Miguel Apolinário Junior. Sendo o terceiro e ultimo filho do casal Sebastiana e Miguel.

Em 04 de abril de 1988 destinado por Deus, Antônio José de Oliveira, acometido de uma depressão, levou ao oriente eterno em 4 de abril de 1988.
Em 13 de julho de 1991 aconteceu o décimo segundo casamento na família, sendo do décimo quarto e ultimo filho da família de José Firmino. Foi o do Firmino José de Oliveira e Dinair Ribeiro Lemes de Oliveira.


Em 22 de fevereiro de 1992 aconteceu o décimo terceiro e ultimo casamento de filhos de José Firmino. Sendo também do décimo terceiro filho. Foi o Sebastião José de Oliveira e Simone Maria da Silva Oliveira.


Em 05 de novembro de 1992 nasce o trigésimo segundo neto. Foi o Firmino de Oliveira Neto. Sendo o primeiro filho do casal Firmino e Dinair.


Em 23 de novembro de 1992 nasce o trigésimo terceiro neto. É a Ana Carolina Silva Oliveira. Sendo o primeiro filho do casal Sebastião e Simone.


Em 28 de abril de 1994 nasce o trigésimo quarto neto. É José Geraldo da Silva Oliveira, sendo o segundo e ultimo filho do casal Sebastião e Simone.


Em 25 de fevereiro de 1995 nasce o trigésimo quinto e ultimo neto da família de José Firmino. Foi o Ricardo Lemes de Oliveira, sendo também o último filho de Firmino e Dinair.


Em 21 de agosto de 1995, Edissom Alves da Rocha foi levado para o Oriente Eterno, deixando Maria Conceição, faltando nove dias para ela completar 53 anos de idade.